Oficina Pedagógica


     Hora da Leitura

     Quem língua tem, a Roma vai e de Roma vem

     Trata-se de um Programa de Enriquecimento Curricular desenvolvido em todas as escolas de Ensino Fundamental, uma vez por semana, em cada sala de aula, durante 50 minutos, com ênfase na formação de leitores, bem como no fortalecimento dos vínculos entre o aluno e a produção da cultura escrita.
Nas Escolas de Tempo Integral, o tempo pedagógico está ampliado para duas aulas semanais, no Ciclo II, e três aulas semanais para o Ciclo I.

     O Projeto Hora da Leitura é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da Literatura Popular de tradição oral, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de músicas e outros adequados aos alunos do Ensino Fundamental.

     Para esse trabalho, a SEE vem orientando, por meio de um programa de Formação Continuada, os professores atuantes nas Oficinas Curriculares Hora da Leitura, com o objetivo de
" promover a reflexão sobre os conceitos teóricos a respeito de leitura e literatura, bem como,
" subsidiar as práticas de sala de aula com sugestões de atividades habituais, seqüências didáticas e projetos.

     Em junho as ATPs responsáveis pelo Projeto Ida Cristina Moura Dias e Sandra Regina Pontes Cavalhaes realizarão capacitações para todos os professores que ministram aulas do Projeto Hora da Leitura para subsidiá-los nos conceitos teóricos e a prática da sala de aula.

Voltar