Oficina Pedagógica


     Ensino Médio em Rede

     O que é o EMR?

     O EMR em 2006 é uma continuidade do programa desenvolvido em 2004/2005.
     É um programa de formação permanente que trata a atualização científica e pedagógica dos profissionais envolvidos como um diálogo entre a realidade vivida por esses profissionais.

     Expectativa

     A expectativa é de que esse diálogo estimule a revisão das práticas pedagógicas e dê origem a experiências de inovação.

     A quem dirige ?

     O EMR é um programa que estabelece uma interlocução com todos os educadores que atuam nas escolas médias da rede pública estadual das diferentes regiões do Estado de São Paulo. Assim, dirigentes, supervisores, assistentes técnico-pedagógicos (ATPs), diretores, PCPs e professores serão envolvidos.

     As Atividades Propostas :

     Atividades de caráter coletivo, realizados durante as HTPCs, na sala de aula, nas diretorias de ensino e nos ambientes de aprendizagem da Rede do Saber, que se alternam com atividades desenvolvidas individualmente, fora dos horários de trabalho.

     O que foi trabalhado na Fase I do EMR ?

     " Formação Continuada
     " Representações
     " Protagonismo Juvenil
     " Letramento

     O que vamos trabalhar na Fase II ?

     " Currículo da Escola Média

     Da certificação:

     - Freqüência mínima de 80% da carga horária:
            Mediador: 200h
            Professor Coordenador: 160h
            Professor Representante: 90h
            Professor: 60h.
     - Grau satisfatório na avaliação de aprendizagem.

     Público Alvo:

     O EMR é um programa que estabelece uma interlocução com todos os educadores que atuam nas escolas médias da rede pública estadual das diferentes regiões do Estado de São Paulo. Assim, dirigentes, supervisores, assistentes técnico-pedagógicos (ATPs), diretores, PCPs e professores serão envolvidos. Na nossa diretoria temos 3 ATPs responsáveis, 1 Supervisora, 41 PCPs e aproximadamente 440 professores.

     ATPs responsáveis: Amador, Leda e Sandra Supervisora responsável Marilia

     Programa Escrevendo o Futuro
         Objetivos :
         " Estimular o desenvolvimento de competências de escrita, a partir de uma situação definida (prêmio), fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (Kit Itaú de Criação de Textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos da 4ª e 5ª série se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.
         " Contribuir para que escolas e professores revejam os métodos convencionais de ensino de escrita e passem a empregar métodos que mobilizem seus alunos para a produção e aperfeiçoamento de textos.
         " Identificar, valorizar e divulgar textos que mostrem a competência dos alunos da escola pública no uso da língua portuguesa.
       Funcionamento do Programa:
          O programa se realiza em duas vertentes: o Prêmio e a Formação de
professores.
No período do Prêmio, que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e seus alunos com a utilização do material de apoio - o Kit Itaú de Criação de Texto. O Kit é composto por três fascículos, cada um direcionando as atividades para o trabalho com um gênero textual específico. Ao final do processo de formação que acontece durante os anos pares, o programa premia nacionalmente os textos produzidos pelos alunos em oficinas realizadas nas escolas. Nos ímpares, realiza ações de formação presenciais e a distância de educadores, análise e publicação dos textos dos alunos semifinalistas e dos relatos de prática dos professores.

      Orientação Técnica:
      Na 1ª quinzena de junho será realizada, pela ATP responsável pelo programa uma orientação técnica, para aplicação das oficinas composta no material.

     Inscrições para Escrevendo o Futuro

     Estão abertas as inscrições para o concurso Escrevendo o Futuro (parceria com Itaú) .
     Os alunos participantes precisam estar cursando a 5ª série e produzir um texto escolhendo um dos três gêneros ( poesia, memória ou artigo de opinão)

     O acesso ao regulamento e as inscrições poderão ser realizadas de duas formas:

     1) Pela Internet, nos sites:
            www.escrevendoofuturo.org.br
            www.fundacaoitausocial.org.br
            www.cenpec.org.br

     2) Pelo correio, retirando a ficha de inscrição nas agências do Banco Itaú ou solicitando pelo tel.
           0800-771-9310.
     O prazo para a inscrição é até 23/06/06
     ATP responsável - Sandra Cavalhaes

Voltar